EMPREGADAS DOMÉSTICAS EVIDENCIADAS NA CÂMARA MUNICIPAL


Aconteceu na manhã do dia 29 de abril, na Câmara Municipal de Macapá (CMM), a Audiência Pública realizada pelo Gabinete da Vereadora Cristina Almeida/PSB em parceria com o Sindicato das Empregadas e Empregados Domésticos do Estado do Amapá (SINDOMÉSTICAS), em homenagem ao Dia Nacional das Empregadas Domésticas que é comemorado todo dia 27 de Abril.
Durante a programação, foram esclarecidos vários assuntos relacionados ao trabalho doméstico, como os direitos e deveres do trabalhador doméstico, vantagens do empregador doméstico de assinar a carteira de trabalho, o que se pode descontar na folha de pagamento da empregada e as rotinas de cumprimento da lei trabalhista e previdenciária.
Na audiência foi lançada a Cartilha dos Direitos e Deveres do Empregado e Empregada Doméstica, pelo Sindicato da categoria, que agradeceram através da sua Presidenta Sr. Olendina da Silva Nunes, o apoio de todas as autoridades do poder publico que se fizeram presentes, como Sr. Mauro José Campos Luna (representante do INSS/AP), Sr. Paulo Cesar Cordeiro (representante da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Amapá) e o Sr. Evandro Freitas Siqueira (Presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).

NOVA ESPERANÇA RECEBE GABINETE ITINERANTE


Mas uma noite de muitas reivindicações, marcaram a chegada do Gabinete Itinerante no bairro Nova Esperança no dia 28 de abril. A ação fiscalizadora da Vereadora Cristina Almeida esteve para identificar os grandes problemas que ainda afetam a população do bairro, como o retorno da linha Marabaixo/Universidade que atendia os acadêmicos da Faculdade FAMA e da UNIFAP residentes no bairro e a ampliação da linha de ônibus atual, ou seja, resume-se em uma linha (Congós-Centro), limpeza URGENTE do Canal do Nova Esperança, maior atuação do Conselho Tutelar no Bairro por conta das crianças que ficam nas Praças expostas a diversos vícios como bebida, fumo, droga, carros com som alto, que colaboram para o aumento da violência no bairro, execução do Projeto da Creche que será construída no Bairro da Cuba de Asfalto, sinalização das ruas e avenidas do Bairro, desentupimento dos Esgotos existentes no Bairro e a construção de uma Escola para atender a Pré-Escola. Todas essas reivindicações serão encaminhadas e transformadas em requerimentos para serem discutidas e sinalizadas na Câmara Municipal por todos os vereadores, e com esse apoio, conseguiremos eliminar essas demandas que poderiam ser vistas pelo poder público com muito mais responsabilidade social.

PROJETO DE LEI APROVADO CHEGA A COMUNIDADE DE CAMPINA GRANDE

Durante seu mandato, a Vereadora Cristina Almeida vem lutando pela melhoria de vida do seu povo, e não seria diferente com a Comunidade de Campina Grande, que sempre foi uma das suas prioridades. O Projeto de Lei nº 121/2009-PMM foi aprovado na Câmara Municipal de Macapá, pois este altera a denominação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Campina Grande, para denominar-se Escola Municipal de Ensino Fundamental Campina Grande Valmito Moraes Brazão, esse foi casado com Maria dos Santos Brazão, em 1955, veio da comunidade de Ilha Redonda, trabalhou como vaqueiro e tornou-se proprietário do Retiro Fé em Deus, onde tiveram dois filhos, Valter Santos Brazão e Maria das Graças Santos Brazão onde viveram e produziram seus descendentes, somando 18 netos e 19 bisnetos e netas, sendo lider e dirigente da comunidade por mais de 20 anos.
"Obrigado por nos ajudar nessa grande vitória para nossa comunidade, espero que todos pensem e saibam das nossas raízes, nossas origens e você Vereadora Cristina Almeida, mora nos nossos corações". Sr. Otacílio, liderança da comunidade de Campina Grande.  

QUILOMBO DO CURIAÚ RECEBE R$ 500 MIL PARA CONSTRUÇÃO DA CRECHE

No último dia 23 de abril, o Gabinete Itinerante da Veredora Cristina Almeida esteve no Quilombo do Curiaú, para verificar as dificuldades que ainda afetam as pessoas daquela localidade, além de trazer a grande vitória coletiva de todos pela chegada da emenda no valor de R$ 500 mil reais, fato conquistado graças a grande aliança do PSB no Estado do Amapá, em ambito federal e municipal, na pessoa de Vereadora Cristina Almeida e a Deputada Federal Janete Capiberibe que destinou tal recurso para construção da creche que atenderá diversas crianças que aindam encontram-se fora da sala de aula por falta de escola. O recuso para a execução das obras está alocado no Ministério da Defesa e já encontra-se disponibilizado para a Prefeitura de Macapá executar as devidas medidas administrativas e executivas. O documento foi repassado à Presidente Associação de Mulheres da Comunidade.

CAMARA DE VEREADORES APROVA LEI PARA FESTAS TRADICIONAIS

No dia 20 de Abril, foi aprovado por unanimidade no Plenário da Câmara Municipal de Macapá, o Projeto de Lei nº 108/09-CMM que garante a realização, desenvolvimento e preservação das manifestações culturais tradicionais de matrizes africanas e nativas no âmbito do município de Macapá. Em aprovação posterior, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara Municipal de Macapá, através do parecer nº 018/10, opinou pela aprovação com emendas o referido projeto, de autoria da Vereadora Cristina Almeida (PSB) e Clécio Luís (PSOL), para serem votados por todos os parlamentares da Casa do Povo. A necessidade de sua construção deve-se ao fato de algumas autoridades interpretarem a Lei Complementar 027/04, que regula os horários de funcionamento de atividades sócio econômicas, que vão desde bares, boates, até bancas de revistas e outras atividades afins, para regular e contemplarem também os festejos culturais da cidade. No debate optou-se, em consenso, devido a improcedência da utilização da Lei 027/04 para regularizar esses festejos culturais, devido o mesmo tratar apenas sobre eventos de cunho econômico empresarial.
Conforme os interesses e anseios das Comunidades Afro macapaenses, surge a necessidade de garantir esse direito de acesso as culturas originais, incentivando-os a recriar elementos que fortalecem e difundem suas manifestações e tradições, sem descaracterizar seus ritmos e suas essências. “Os nossos agradecimentos e gratidão à todas e todos das comunidades que se fizeram presentes neste plenário, a vitória foi de todos nós amapaenses. Vereadora Cristina Almeida.

CAPACITANDO PRA GERAR RENDA CHEGA EM SÃO PEDRO DOS BOIS

O projeto “Capacitando para Gerar Renda” chegou na Comunidade de São Pedro dos Bois, localizado na zona rural do município de macapá, para trazer crescimento profissional às mulheres da comunidade e com o objetivo de dar maior autonomia econômica para o sustento familiar. Dessa vez fora trazido o curso de Reaproveitamento de Garrafas Pet, para criação de arrajos de flores, bolsas e adereços para ornamentações diversas, com mais de 40 alunas mulheres participando. Estiveram agradecendo a iniciativa da Vereadora Cristina Almeida, o Presidente da Associação de Moradores da Comunidade, Sr. João Batista (Paredão) e a Diretora da Escola Estadual Teixeira de Freitas, Sra. Maria Raimunda, que ressaltaram a importância do Projeto em trazer crescimento profissional às pessoas que tanto precisam de apoio para busca do equilíbrio financeiro e aperfeiçoamento da qualificação profissional, usando principalmente, o meio ambiente para esse desenvolvimento crescer de forma sustentável.

GABINETE ITINERANTE NO UNIVERSIDADE

O Gabinete Itinerante reuniu-se com a comunidade do bairro Universidade no dia 16 de abril, no Centro de Capoeira do Prof. Odervan Dias. A reunião contou com a ilustríssima presença da Deputada Federal Janete Capiberibe e do Presidente Estadual do PSB/AP João Alberto Rodrigues Capiberibe e de vários integrantes dos núcleos de base do PSB do bairro.
Várias foram as reivindicações dos moradores, mas a representante da comunidade Sra. Terezinha Castelo Branco da Silva afirmou e apresentou mais de 400 assinaturas dos moradores do bairro, onde cobram das autoridades conpetentes melhorias para o bairro, como limpeza das ruas, coleta de lixo, saneamento básico, abrigo de ônibus, mas como prioridade, o asfaltamento das ruas do bairro, evidenciado muito nas indignações de todos os moradores. Estamos nos colocando a disposição para desenvolver e fiscalizar essas irregularidades, mas poderemos mudar se unirmos nossas forças para que esse futuro chegue logo, Vereadora Cristina Almeida.

AUDIÊNCIA PÚBLICA: PROJETO MP COMUNITÁRIO NO BRASIL NOVO


O MP Comunitário esteve realizando audiência pública no bairro Brasil Novo e dentre as várias autoridades estavam o Procurador Geral Drº Iacy Pelaes dos Reis, Coordenador do MP Comunitário Promotor de Justiça Drº Paulo e a Vereadora Cristina Almeida.
A audiência pública contemplou os bairros: liberdade, Boné Azul, Infraero II, Parques dos Buritis, Ilha Mirim, Amazonas, Açaí, Palmares, Palmeiras e adjacências, com objetivo de levar ações, serviços e informações a comunidade, com a participação ativa na resolução de conflitos, alguns resolvidos através de diálogos, pela conversa franca e respeitosa, em que cada um escuta o ouro e juntos constroem uma solução viável e satisfatória para todos. Caso não seja possível a construção amigável do problema o MP dará todas as informações necessárias para que o cidadão saiba onde e como solucionar o conflito.
Todos nós temos o direito de ter acesso a Justiça, mais na prática isto não acontece e o MP Comunitário tem este objetivo de não só mediar conflitos mais também conscientizar a população de seus direitos os quais muitas vezes são negados pelas autoridades competentes e a população não se dá conta disso.
Temos uma ação em nosso mandato que é o Gabinete Itinerante, que se desloca aos bairros em uma ação parecida com está para ouvir a comunidade, buscando junto com a população alternativas para resolver os problemas coletivos.

GABINETE ITINERANTE NO BAIRRO MURICI

A vereadora Cristina Almeida PSB se reuniu nesta terça-feira dia (14) na Escola Alegria de Saber na Rua 03 no bairro Muruci com os moradores da comunidade e aproveitando a oportunidade do Gabinete Itinerante para cobrar melhorias, e as reivindicações foram sobre o transporte coletivo, a coleta de lixo, saneamento básico, a limpeza das ruas e a principal reivindicação dos populares foi o asfaltamento das ruas.
As pessoas que residem no bairro se sentem prejudicadas com o esquecimento do poder público “todas as ruas do nosso bairro estar tomada pela lama, e isso prejudica minha venda, as pessoas não vem comprar as mercadorias, pois não tem como chegar até meu estabelecimento”. Rosangela Madureira (comerciante do bairro muruci)
O presidente do bairro, o Sr. Ailton Dias Belo, a Srª Rosicle Sardim (presidente da Associação Amigos da leitura) e uma platéia de mais de 60 (sessenta) pessoas aproveitaram a oportunidade para parabenizar a vereadora Cristina Almeida pela sua iniciativa de ir aos bairros com seu gabinete, e ele ainda frisou que o secretário da SEMOB prometeu 4 km de asfalto para o bairro e até agora não cumpriu com a promessa que fez aos moradores.

SEMOB E SEMSA RECEBEM REIVINDICAÇÕES PELA VEREADORA CRISTINA ALMEIDA

Nesta tarde do dia 13, houve a Reunião com o Secretário de Obras do município Manuel Ferreira Neto, onde estiveram presentes vários representantes dos bairros como: marabaixo/independência, santa Inês/ mucajá, loteamento palmares e a comunidade de Curralinho. Várias foram às reivindicações, dentre elas: a representante da independência pede asfaltamento com urgência, mas o secretario de obras falou que até o presente momento não tinham planos para este bairro, mas se responsabilizou de fazer uma raspagem na Rua 18, os representantes do Santa Inês/mucajá, pediram terraplanagem e passarelas, o secretario vai fazer uma indicação para SEMED fazer o execução do projeto e os representantes do Curralinho pedem providências no ramal que esta intrafegável e às vezes o ônibus não consegue nem entrar no ramal, o secretario afirmou assim que pararem as chuvas irá resolver a questão do atoleiro, o secretario demonstrou-se muito atencioso com a situação destes bairros e disse que dentro do possível irá atender os requerimentos da Vereadora Cristina Almeida.

IMPRENSA: SOFRENDO DITADURAS POLÍTICAS

O acesso aos meios de comunicação, mesmo nas concessões de rádio e TV, e o direito da população à livre informação, ainda não compõem a democracia no Amapá. Parte dos empresários reencarna os censores da ditadura, em lição do professor Sarney.
Nesta terça, 13, o Jornal A Voz do Vale foi cancelado pela Rádio Marco Zero, de Laranjal do Jari, do grupo Alcolumbre, logo após uma entrevista minha. O diretor teria dito ao apresentador Manoel Pombo que o programa só ficaria no ar se eu e o presidente do PSB João Capiberibe nunca fôssemos entrevistados.  A violência à liberdade de expressão, à livre informação e à legislação das concessões de rádio e TV são comuns no Amapá, por isso faço a denúncia e peço a divulgação nos órgãos de comunicação.

RELATO IMPORTANTE: REUNIÃO DO PSB

Quero falar da grande alegria em estarmos mais uma vez trabalhando para mudança deste estado. Estamos aqui hoje para decidir, porque o momento é de decisão desse grande cenário político que se apresenta dentro do Amapá, mais pela quantidade de sujeira do que por qualidade política. Evidencio aqui a grande organização interna que se demonstra dentro desse partido na hora de decidir questões tão importantes a todos que aqui estão nesse momento, buscando trabalhar pelo povo e para o povo, e não deixar que sejamos por mais anos atingidos pela pouco empolgante administração publica que se passou nesses oito anos de governo. Sabemos que muitos gostariam de coligar conosco, porem vários desses tem o receio de encontrar nessa competência do partido socialista a representação do respeito pelo cidadão, temos que continuar o que foi iniciado em 2008, saímos roubados e eles estão sofrendo todos os processos que a justiça pode aplicar, mas a mordaça em certos momentos se apresenta prejudicando esse dialogo e conhecimento a população. Camilo Capiberibe é o nome mais cotado a esse governo, então nossa candidatura própria deve vir a tona, porque temos muita força e muitos temem pelo trabalho realizado, a candidatura própria deve ser discutida a partir hoje e espero que em consenso seja colocado como nosso representante, o até então Deputado Camilo Capiberibe, trazendo de volta a dignidade política a este estado.

PSB VAI OUVIR FILIADOS

A Executiva do Partido Socialista Brasileiro reuniu-se nesta manhã do último sábado, 10, para deliberar sobre estratégias e alianças do partido para as eleições do corrente ano. Durante a reunião foram discutidos cenários de primeiro e segundo turno e nenhuma alternativa foi descartada. Na semana que passou o partido foi procurado pelo senador Papaléo Paes, representante do PSDB, para conversar. Quem deverá dar seqüência à conversa com o PSDB será o comitê político do PSB, que foi apresentado durante a reunião e deverá também sentar com os demais partidos para discutir possíveis alianças. O comitê é formado pelo deputado estadual Ruy Smith, pela vereadora Cristina Almeida, por José Ramalho, Cláudio Pinho, Juliano Del Castilo Silva e pelo presidente do PSB/AP João Alberto Capiberibe, que coordena o comitê. Ainda para discutir os rumos do partido para as eleições deste ano, o Partido Socialista Brasileiro irá reunir a sua militância na noite da próxima terça-feira, 13, para ouví-la dentro do debate interno e no processo decisório sobre o pleito de 2010.

MARCHA DAS CLAUDETES AGORA É REALIDADE


Foi aprovado no dia 8 de Abril na Câmara Municipal de Macapá, o Projeto de Lei de autoria da Vereadora Cristina Almeida, que institui no Distrito do Arquipélago do Bailique, a Manifestação Fluvial denominada de “Marcha das Claudetes”, que será realizado no dia 25 de novembro deste ano pela primeira vez na historia da comunidade, justificando a denominação pela morte brutal da Professora Claudete Mota Rocha, fato ocorrido no dia 14 de outubro de 2009 pelo próprio marido, mostrando o grande índice de violência domestica existente principalmente nas áreas rurais de todo Brasil.
Mesmo com a conquista da Lei Maria da Penha, há quase quatro anos, muitas mulheres desconhecem sua existência, aliada ao baixo número de delegacias especializadas e as precariedades da rede de atendimento que faz com que nas zonas rurais a lei não seja aplicada, porém nesta data estará ocorrendo uma grande manifestação e divulgação para todas as mulheres do Arquipélago do Bailique na execução do projeto.

HORÁRIO DAS FESTAS CULTURAIS TRADICIONAIS É DISCUTIDO NA CÂMARA

Nesta manha do dia 5 de abril, a Vereadora Cristina Almeida esteve participando da reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara Municipal de Macapá, com a presença de vários vereadores e representantes da Associação de Mulheres Quilombolas, Afro-descendentes e diversas pessoas remanescentes das comunidades quilombolas, para enriquecer e reforçar os esclarecimentos aos membros da comissão, para que aprovem o Projeto de Lei, que trata do horário das Festividades Culturais Tradicionais. Ficando para próxima quarta, dia 14 a discussão e esclarecimentos sobre a aprovação do projeto. “Estaremos aguardando contando com o apoio de todos os senhores, porque sem a aprovação dos mesmos, estaremos perdendo mais ainda nossas tradições que são tão negadas nesta sociedade”. Paulino do Rosário, representante das comunidades quilombolas.

REUNIÃO SEMUR

A Vereadora Cristina Almeida esteve nesta quarta, dia 05 de abril em Reunião na Secretaria Municipal de Urbanização – SEMUR, com a presença de representantes do bairro Canal do Jandiá e Lago da Vaca, que estavam solicitando através dos requerimentos emitidos pela vereadora, soluções a diversas situações como a limpeza de várias ruas dos bairros e manutenção da coleta de lixo. O Chefe de Gabinete da Secretária Glaucia, o Sr. Fernando atendeu-os falando que todas essas informações e documentos seriam repassados e colocados no planejamento da equipe de limpeza, para execução conforme solicitação e as circunstancias do tempo. Mas garantiu que essas reivindicações seriam colocadas em prática o mais breve possível. “Precisamos de pessoas compromissadas em trabalhar pelo bem do povo, tendo a certeza que vocês nos ajudarão nesta causa”. Fala da Vereadora Cristina Almeida.

MORADORES DE ILHA REDONDA DENUNCIAM IRREGULARIDADES NA COMUNIDADE

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Macapá (CDH) e a Comissão de Diretos Humanos da OAB/AP estiveram nesta segunda-feira dia 5 de abril, na comunidade de Ilha Redonda apurando uma denuncia feita pelos moradores.
Segundo os moradores, o Posto de saúde não tem água, e os funcionários utilizam água da escola da comunidade, carregando em baldes, sendo que também a caixa d água do posto caiu da sua estrutura, sendo que nunca funcionou como reservatório de água, além de informarem que o funcionamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) é somente pela manhã, a tarde fica fechada.
Outra preocupação dos populares é com a falta d’água da CAESA, pois a bomba não conseguia encher a caixa d’água e quando iniciou seu funcionando foi com muita dificuldade, se agravando com o tempo, e hoje não tem água na comunidade. Aproximadamente a (4) anos, o espaço onde está funcionando a CAESA estar tomado por mato e a caixa d'água estar rachada.

INÍCIO: CICLO DO MARABAIXO 2010


A AFOMAPA iniciou neste domingo de Páscoa, na Casa do Mestre Pavão, o Ciclo do Marabaixo 2010 que segue até o Dia de Corpus Christi, 6 de junho. Estiveram aproximadamente 200 pessoas participando do festejo de maior da tradição cultural do Estado do Amapá, homenageando o Divino Espírito Santo e a Santíssima Trindade, com as tradicionais danças e rituais, além do famoso caldo servido aos fundos da residência da festividade.

 
A vereadora Cristina Almeida esteve participando do evento e agradeceu a todos da organização pelo esforço e conquista do negro na cultura do Estado, ressaltando a importância desta história que sobrevive com muita força a mais de 22 anos e atrai comunidades não só negras mais de toda população amapaense.

FELIZ PASCOA!


“Desejo que a Páscoa seja mais que o símbolo de um dia e se transforme numa forma de vida para toda humanidade. Que a luz do Cristo Ressuscitado ilumine seu caminho e lhe dê forças para prosseguir, com a certeza de que a Páscoa aconteça em todos os dias da sua vida”

Feliz Páscoa!

ARAXÁ: NADA FEITO EM 8 ANOS DO GOVERNO

A Vereadora esteve no dia 31 de março no bairro Araxá, na zona sul da cidade de Macapá, promovendo a ação Gabinete Itinerante, muitos moradores estavam descontentes e sem esperança pelos grandes problemas que existem no bairro, as ruas em sua totalidade estão em condições precárias, um verdadeiro lamaçal, coleta de lixo deficiente (lixo na beira das ruas), esgotos a céu aberto, existindo muito mato por

toda a extensão do bairro, muitos denuncias de casos de dengue, mas conseguimos entrar em acordo com a comunidade em trabalhar a questão do saneamento básico, porque o risco de epidemias é muito grande, infecções e as chuvas estão chegando podendo piorar ainda mais essa situação, com Compromisso e participação venceremos esse descaso.


2ª AÇÃO SENTINDO NA PELE DA ADFAP

A Vereadora Cristina Almeida esteve neste dia 31 de março, na Ação Sentindo na Pele promovida pela Associação dos Deficientes Físicos do Estado do Amapá – ADFAP, em frente ao Banco do Brasil, próxima da Residência do Governador, na Rua Candido Mendes, convite feito pela Presidente Maria do Céu da Silva e Souza, atendido pela vereadora. Estiveram presentes membros, associados e o representante do Centro de Reabilitação do Amapá, Sr. Charles Rodrigues. Muitos foram as adversidades encontradas com o acesso desses deficientes aos órgãos públicos e privados da cidade de Macapá, problema enfrentado todos os dias por estas pessoas. “Existem várias rampas, mas todas possuem problemas na sua maioria apresenta a inclinação muito alta, dificultando muito o nosso acesso”. Fala da Presidente Maria do Céu.

No período da tarde, na Associação dos Deficientes Físicos do Amapá aconteceu a cerimônia de posse da nova Diretoria da ADFAP, o presidente empossado João Bosco Nogueira e seu vice Jose Paulo Ferreira dos Santos, da chapa Juventude e Renovação, a associação tem 300 deficientes cadastrado, ônibus próprio adaptados, o presidente falou que vai dar continuidade no trabalho da Diretoria passada da Prof.ª Maria do Céu da Silva Souza e vai lutar por melhorias nas ruas nos ônibus (públicos).




AMAZONAS: POPULAÇÃO PEDE MELHORIAS URGENTES

O Gabinete Itinerante esteve neste dia 30 de março, com a Ação Fiscalizadora da Vereadora Cristina Almeida para identificar todos os grandes problemas enfrentados pela população como a construção do posto de saúde, da escola Municipal para crianças de 3 a 6 anos, saneamento básico, campanha de combate a dengue, a ampliação das linhas de ônibus, iluminação dentre vários outros pedidos, sendo que a construção do posto de saúde é a mais urgente de todas, porque a comunidade esta sofrendo com as doenças e falta do olhar do poder público. “Estamos entrando nessa luta e eu espero conseguir trazer resultados a vocês o mais rápido possível”. Fala da Vereadora.

MEL DA PEDREIRA: ÚNICA COMUNIDADE QUILOMBOLA EVANGELICA DA REGIÃO NORTE

A Vereadora Cristina Almeida esteve no dia 28 de março na Comunidade Quilombola Mel da Pedreira, a única do estado do Amapá que possui o evangelho como religião. Estivemos na programação de comemoração ao aniversario do Sr. Alexandre, líder da comunidade e fundador da mais nova igreja evangélica da região, além de ter feito parte das pessoas responsáveis pela Criação da Comunidade Mel da Pedreira em Comunidade Remanescente de Quilombo, reconhecida pelo INCRA em 2005 quando Cristina Almeida, ainda como Superintendente Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, consegue trazer tanta felicidade através do reconhecimento a esta comunidade pelo seu trabalho e sua origem negra. “Nós dessa comunidade temos tanto para agradecer a Cristina porque ela nos trouxe o reconhecimento que sempre quisemos ter, hoje nossa comunidade vive os dias mais felizes e eu com minha família não poderíamos deixar esse momento passar, obrigado por tudo”. Fala do Sr. Alexandre, Líder da Comunidade Mel da Pedreira.

Vida Política

Cristina Almeida leva como bandeira de luta o combate ao preconceito, discriminação e todas as formas correlatas de intolerância, defensora na batalha pela inclusão de políticas públicas para as mulheres, bem como os negros e homossexuais, possui o Jornal Informativo Impresso que mensalmente apresenta todos os resultados do seu mandato circulando nos quatro cantos da cidade de Macapá. O projeto Gabinete Itinerante Compromisso e Participação, visita semanalmente os bairros de Macapá e nos finais de semana desenvolve ações na zona rural, colhendo reivindicações da população, valendo ressaltar que em 2009 realizou inúmeras reuniões, conseguindo intervir com mais de 1.000 requerimentos a Prefeitura Municipal de Macapá, conseguindo resultados e persistindo pelo crescimento da igualdade social da população amapaense. Outro grande projeto da vereadora é o “Capacitando para gerar renda”, onde mulheres de diversos bairros de Macapá e da zona rural recebem cursos de capacitação, cujo objetivo é o aumentar a renda de suas famílias.

Projetos de Lei

Projeto De Lei Nº 097/2009 CMM- dispõe sobre a gratuidade do transporte coletivo urbano e rural para o acompanhante da pessoa portadora de deficiência locomotora, aos idosos e dá outras providências.

Projeto De Lei N° 108/2009 CMM - dispõe sobre as garantias para realização, desenvolvimento e preservação das manifestações culturais tradicionais das matrizes africanas e nativas no âmbito do município de Macapá e dá outras providências.

Projeto de lei n° 107/2009 CMM - dispõe sobre a criação do dia da consciência negra no município de Macapá, a ser comemorado, anualmente, no dia 20 de novembro.

Projeto de lei n° 005/2010 – CMM/CDHC – dispondo sobre a instituição no âmbito do município de Macapá o dia da visibilidade lésbica a ser comemorado anualmente no dia 29 de agosto.

Projeto de lei n° 006/2010 – CMM/CDHC – dispondo sobre a instituição e introdução no calendário cultural a parada do orgulho LGBT – Lésbica, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – do meio do mundo, no âmbito do município de Macapá.

Projeto de lei n° 121/2009 – CMM – alterando a denominação da escola municipal de ensino fundamental Campina Grande, que passa a denominar-se Escola Municipal de ensino Fundamental Campina Grande Valmito Moraes Brazão.

Leis

Lei nº1606/09-PMM- instituindo a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana na rede municipal de educação.

Lei nº1706/2009-PMM altera e acrescentam dispositivos da lei nº 1425/2005-PMM, que dispõe sobre a criação no município de Macapá, do conselho de integração e participação da comunidade negra.

Lei 1716/09-PMM- dispõe sobre a instituição do dia municipal contra a homofobia a ser comemorado anualmente no dia 17 de maio.

Lei n° 1714/09- PMM- institui o dia municipal da mulher negra latino americana e caribenha a ser comemorado, anualmente, dia 25 de junho e dá outras providências.

Lei nº1715/2009-PMM- instituindo o dia no âmbito do município de Macapá, o dia municipal do policial, policial civil e bombeiro militar feminino do estado do Amapá a ser comemorado anualmente no dia 1º de junho.

Lei n° 1720/09- PMM- dispõe sobre o procedimento para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescente das comunidades quilombolas do município de Macapá.

Lei nº1609/2009-PMM- altera e acrescentam dispositivos da lei nº 353/89-PMM, que dispõe sobre a criação dos direitos da mulher COMDIM/07.

Cristina Almeida

Minha foto
Macapá, Amapá, Brazil
Amapaense , Cristina Almeida, 43 anos, casada. Filha de Lourenço Tavares de Almeida e Luiza do Rosário Almeida, traz no sangue a marca da tradição do povo do Amapá. Nascida no bairro do Laguinho. Sua família tem raízes na comunidade do Carmo do Macacoari localizado no município de Itaubal. Em 1989, Cristina foi aprovada no primeiro concurso público para ingresso na primeira turma de mulheres no quadro da Polícia Militar. È Bacharel em Administração de Empresas. Desde 1990 é funcionária do quadro efetivo da Assembleia Legislativa do Amapá. Iniciou sua militância no movimento estudantil como membro do Centro Acadêmico de Administração da Faculdade Integrada do Colégio Moderno- FICOM. É militante do Movimento de mulheres e do Movimento Negro, iniciando na União dos Negros do Amapá – UNA e hoje sócia fundadora do IMENA- Instituto de Mulheres Negras do Amapá. Participa ativamente do grupo de Marabaixo da Comunidade de Campina Grande. É Membro da Executiva Estadual do PSB e Secretaria Nacional da Negritude Socialista Brasileira.

Seguidores