SINDICATO DAS DOMESTICAS PEDE MELHORIAS

A Vereadora Cristina Almeida se reuniu com o Sindicato das Empregadas Domésticas do Estado do Amapá (SIMDOMÉSTICAS) na sala de reuniões da Câmara Municipal de Macapá (CMM), para discutir as dificuldades que as empregadas enfrentam no seu dia a dia em nosso estado. Participaram da reunião a Sr. Orlandina da Silva, Izabel Balieiro dos Santos, Vera Lucia Valente e Maria do Socorro Sales, todas integrantes do Sindicato.
O sindicato procurou a vereadora Cristina Almeida para juntos poderem buscar alternativas de solucionar os diversos problemas que elas enfrentam. Hoje o sindicato tem mais de 20 mil associadas e segundo dados da presidência da Casa no Amapá somente 4 mil sindicalizadas possuem carteira de trabalho assinada.
De acordo com a presidente do Sindicato, o objetivo da entidade é mobiliza a categoria para que seja organizada uma agência de diaristas para a realização de cursos de qualificação para profissionais da área. “sindicato desde sua fundação em 2006, o Sindicato das Empregadas Domésticas do Estado do Amapá enfrenta diversos problemas de estrutura e de recursos e várias tentativas o sindicato teve, de tentar manter contato com o Governo e a prefeitura, que nunca se mostraram interessados em resolver o problema da categoria”. Ressaltou Orlandina da Silva. Cristina Almeida se propôs em promover um curso de capacitação para toda a diretoria do sindicato.

PALMARES: ESQUECIDO PELO PODER PUBLICO

O Gabinete Itinerante esteve dia 24 de março, no bairro Palmares na residência da Sra. Conceição, para colher diversos problemas que hoje afetam a comunidade, como a falta de policiamento ostensivo com ronda, conclusão do asfaltamento das ruas, ampliação da linha de transporte coletivo, construção de abrigo para os usuários de transportes coletivos, limpeza das ruas e avenidas do bairro, busca de parceria com vista à melhoria da Escola “Centro Educacional Razão de Viver”, ampliação da iluminação pública, construção de uma Unidade Básica de Saúde, extensão do atendimento do serviço de coleta de lixo. Assim o Gabinete intervirá com a emissão e entrega do requerimento ao que compete à Prefeitura Municipal de Macapá, Secretaria Municipal de Educação, Policia Militar e EMTU.

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTI SITUAÇÃO DA COMUNIDADE LAGOA DOS ÍNDIOS

O Ministério Público Federal, a Defensoria Publica Federal e a Instituiçõe Palmares, realizaram nesta manha do dia 23 de março, a Audiência Pública que tratou dos grandes problemas que as comunidades remanescentes da Lagoa dos Índios vêm enfrentando com os avanços do crescimento urbano desorganizado naquela área.
A audiência foi presidida pelo Dr. João Bosco Costa Soares da Silva, Juiz Federal da 2ª Vara de Macapá, onde estiveram presentes os moradores e representantes da comunidade da lagoa dos índios.
E nesta manha do dia 24 de março, todas as autoridades se deslocaram do prédio da Justica Federal até a comunidade no ramal do Goiabal, assim, esperamos que todos saiam ganhando nesta reunião com o reconhecimento da comunidade Lagoa dos Indios como Quilombo da cidade de Macapá. Mas existem várias discordâncias nesta discussão, pois alguns querem e outros querem bairro construindo uma grande medida de forças internas dentro das comunidades e familias que ali vivem a mais de um seculo.

21 de Março - Dia Internacional de Eliminação da Discriminação Racial

A prática do racismo é uma das piores formas de discriminação, que através da ação ou omissão tende a diferenciar as pessoas com base em critérios injustificados e injustos referente à origem étnica, impedindo o livre exercício da cidadania e a dignidade da pessoa humana.
Deve-se, portanto abolir definitivamente a escravidão, para permitir que o país se desenvolva com equidade social, para tanto, torna-se necessária a aplicação de políticas públicas voltadas ao cumprimento dos direitos constitucionais, como medidas para neutralizar e superar as expressões contemporâneas do racismo e da discriminação racial, e também para reparar os fatores que evitaram a plena emancipação da população negra no período pós-abolição. Na época não houve, por exemplo, uma reforma agrária que garantisse ao negro o acesso à terra e, tampouco lhes foi assegurado o acesso a educação, o que lhes permitiria, além da ascensão intelectual, assumir posições mais qualificadas entre as atividades econômicas.
No Brasil, onde os negros representam quase a metade da população, o racismo se apresenta, de forma oculta ou não. Indicadores sociais revelam que a quase totalidades dos atos discriminatórias raciais recaem sobre negros. Estima-se que 60 % dos 80 milhões de afro-descendentes brasileiros já sofreram discriminação racial. É uma prática que se alastra na sociedade. O racismo e o preconceito são os modos mais comuns de exteriorizar a discriminação racial. Suas causas têm profundas raízes da história brasileira. A sociedade é marcada pela cultura escravocrata, abolida há pouco mais de um século. Contudo ainda é comum dizer que no Brasil, não existe racismo, preconceito e discriminação. Se contrapondo aos dados estatísticos quando revelam a brutal exclusão ao mencionar que a maioria dos pobres brasileiros é negra, o que automaticamente coloca o negro em condições de desvantagens na sociedade.
A discriminação racial e étnica continua a ser um dos maiores problemas de direitos humanos no mundo atual, atingindo tanto minorias étnicas quanto, em alguns casos, populações inteiras. Cabe ao Estado favorecer a criação de condições que permita a todos se beneficiarem dessa igualdade de oportunidade. Por isso, é preciso tratar os diferentes de forma diferente, elevando os desfavorecidos ao mesmo nível dos demais. Somos todos diversos e promover a diversidade é valorizar essa condição.

Secretaria Nacional do Movimento Negro do PSB

ACESSIBILIDADE DO IDOSO NO TRANSPORTE COLETIVO

A vereadora Cristina Almeida do PSB/AP esteve no dia 22 na Plenária da OAB/AP em uma importante reunião com diversos segmentos da sociedade amapaense, debatendo sobre a temática “Acessibilidade da Pessoa Idosa no Transporte Coletivo Urbano”, discussão levantada pela Comissão de Direitos Humanos da OAB/AP, presidida pelo advogado Washington Luiz M. Picanço.
Estiveram presentes na reunião o Diretor Presidente da EMTU Sr. Haroldo, Associação dos Aposentados e Pensionistas do Amapá Sr. Carlos Guilherme, Presidente do Conselho do Idoso Sra. Silvana Figueiredo, Sindicato Nacional dos Aposentados Washington Luiz M. Picanço e a Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Macapá Vereadora Cristina Almeida.
Diversas problemáticas foram levantadas nessa reunião como o desrespeito no uso do transporte coletivo em toda cidade, que atualmente conta com uma frota de quase 200 ônibus e, que desses apenas 50 tem adaptações para utilização dessas pessoas. Políticas públicas deverão ser discutidas e devemos realizar uma audiência publica executadas para a construção do respeito pelo cidadão que um dia trabalhou muito pelo crescimento da sociedade no Estado do Amapá, através do seu trabalho e educação aos seus filhos, fala da Vereadora Cristina Almeida.

VEREADORA EM BRASÍLIA

A vereadora Cristina Almeida PSB como Secretária Nacional do Movimento Negro do Partido Socialista Brasileiro (PSB) foi participar em Brasília nos dias 17 e 18 de março, de vários encontros representando seu partido. Cristina Almeida participou de uma visita ao Gabinete da Deputada Federal Janete Pietá do Partido dos Trabalhadores- PT e também de várias reuniões, onde participaram diversas autoridades políticas como a Deputada Federal Janete Capiberibe- PSB- AP, o Secretário Nacional de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social Exmº Srº Roosevelt Tomé, a Srª Valneide Santos - Secretaria Geral do Movimento Negro, o Srº Euclides Vieira Alves- Coordenador da Região Centro- Oeste do MNS, Exmº Srº PERLY CIPRIANO Subsecretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Srº Jeter Ribeiro- Coordenador Geral do CNLGBT- Conselho Nacional contra a Discriminação e Promoção dos Direitos de Lesbicas, Gays, travestís e transsexuais- LGBT, o Líder do PSB na Câmara, o Deputado Federal Rodrigo Rolemberg e o Secretário Geral do PSB, o Senador Renato Casa Grande. Foram tratados vários temas como a Deliberação de Projetos do Movimento Negro Socialista nos Estados Brasileiros, destinados a capacitação tecnológica e organização produtiva local, visando atender populações quilombolas rurais e urbanas, especialmente aquelas em condições de vulnerabilidade econômica e social ocasionada pela pobreza.
“O movimento negro vai além da missão de organizar a militância, representar e divulgar as propostas do PSB junto aos movimentos sociais, mas também tem a responsabilidade de formular políticas públicas relacionadas às demandas do segmento, a serem adotadas nas administrações sob a responsabilidade do PSB em todos os níveis, bem como criar mecanismos de defesa dos direitos da população afros descendentes em geral, com a visão de universalizar direitos em um contexto de desigualdades”, ressaltou Cristina Almeida.
Outro tema foi às estratégias de fortalecimento dos Direitos humanos como instrumento transversal das políticas públicas e de interação democrática, como princípios orientadores de políticas públicas no Município de Macapá e por último foi os Direitos Sexuais como direito humano na promoção da cidadania da LGBT.
“A Comissão de Direitos Humanos (CHD) tem fomentado o debate no contexto da discriminação com base na orientação sexual, e hoje temos lei aprovadas como Dia Municipal de Combate a Homofobia, e duas Leis em tramitação: Dia Municipal da Visibilidade Lésbica e Dia Municipal da Parada Gay”. Ressaltou Cristina Almeida.
O senador Renato Casa Grande comentou sobre a importância de se construir políticas públicas voltadas para o fim do preconceito, e também reconhece a discriminação histórica do povo negro e acha necessário organizar e unir o movimento como mecanismos de fortalecimento desta luta. Já o deputado Rodrigo Rolemberg se pronunciou dizendo que Sempre irá apoiar e estimular, as ações do MNS, que contemplem o combate a discriminação e a violência contra os afros descendentes.

DIA DE SÃO JOSÉ DE MACAPÁ

A Vereadora Cristina Almeida esteve neste dia 19 de março, participando da Missa em Homenagem ao Dia de São José, Padroeiro da cidade de Macapá, em seguida a procissão tomou conta das ruas do centro da cidade, saindo da Catedral localizada na Rua General Rondon até a Igreja Matriz, na Rua São Jose, houve ao fim da procissão um grande bingo atrás Igreja matriz na Confraria Tucuju, com vários prêmios e comidas típicas sendo comercializado a todos os devotos do nosso Santo Padroeiro São José, que nos abençoa a cada dia com sua luz para que possamos trabalhar pelo progresso do nosso Estado do Amapá.

VEREADORA APROVA PROJETOS DE LEI

Foram aprovados hoje (16) de março na Câmara Municipal de Macapá (CMM), dois projetos de lei e uma emenda que altera a Lei Orgânica do município de Macapá de autoria da Vereadora Cristina Almeida PSB/CMM. O primeiro projeto de lei de n 107/09-CMM institui no município de Macapá o dia 20 de Novembro como Dia Municipal da Consciência Negra. Em 1978, o movimento negro unificado incorporou a data como celebração nacional, e agora a vereadora Cristina Almeida, junto com os movimentos sociais conseguiu implementar no município de Macapá, com o objetivo de conscientizar do necessário respeito a diversidade étnico/racial e de combate ao racismo em suas diferentes formas de manifestações. O segundo projeto de lei n 121/09-CMM altera a denominação da Escola de Ensino Fundamental Campina Grande, a pedido dos moradores da comunidade para ser chamada de Escola de Ensino Fundamental Campina Grande Walmito Morais Brazão, morador muito querido pelos populares e pelos jovens, e que foi uma liderança da igreja católica. O projeto tem como objetivo de homenagear este morador que foi assassinado.
O terceiro projeto de sua autoria n 003/09-CMM é uma emenda votada em segundo turno, que altera a lei orgânica do município, instituindo no âmbito do município de Macapá a inclusão na grade curricular das escolas, a disciplina História e Cultura Afro-brasileira e História da África, tendo como objetivo de reparar diversas injustiças feita não só apenas aos negros, mas a todos os brasileiros. E também na oportunidade foi lido pelo plenário da CMM dois projetos de lei de autoria da vereadora Cristina Almeida, Adrianna Ramos, Clécio Luis e o vereador Nelson Souza, que institui no âmbito do município de Macapá o Dia da Visibilidade Lésbica a ser comemorado anualmente dia 29 de Agosto e institui também no calendário do município de Macapá a parada do orgulho LGBT - Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.


 

DIA INTERNACIONAL DA MULHER EM SANTANA


A Secretaria Municipal da Mulheres de Santana, através da Sra. Simey Carmona dos Santos e  apoio da conselheira Raquel Capiberibe, junto com o Partido Socialista Brasileiro de Santana promoveram um almoço, com sorteio de brindes, na residência da Sra. Raimunda de Azevedo, na Rua Damião da Cruz Barreto no bairro Fonte Nova, para comemorar a passagem do Dia Internacional da Mulher. As lideranças de Macapá e Santana do PSB e do Partido do Movimento Nacional (PMN) estiveram no evento. A vereadora Cristina Almeida falou sobre a importância e o que representa para todas as mulheres do Brasil.  
Também estiveram presentes no almoço o presidente do partido socialista brasileiro (PSB) João Capiberibe, a Deputada Federal Janete Capiberibe, o Sr Jardel Nunes da executiva do PMN, o presidente do PMN Kelson, o presidente municipal do PSB/SNT Raimundo Alencar e a juventude JSB/STN também marcaram presença no Almoço.

DIA INTERNACIONAL DA MULHER É NO LAGOSTÃO


Vereadora Cristina Almeida e a Sra. Ildonete promoveram em homenagem ao Dia Internacional da Mulher neste domingo, dia 14 de março, uma tarde alegre, com a entrega de prêmios, almoço e um bingo dançante na sede do Lagostão Drink’s no bairro Jardim I.
O evento teve a participação da Deputada Federal Janete Capiberibe, o Presidente Estadual PSB, Senador João Alberto Capiberibe e os representantes dos núcleos de base do PSB, Jonielson, Ana Serra, Maria Inês, Prof. Lino e a Sra. Liolanda que falaram sobre conquistas da mulher no espaço de poder. “É muito gratificante promover um evento tão importante em benefício de nossa comunidade que tanto precisa de atenção e que muitas vezes é esquecida pelo poder público de nosso estado”. Dona Ildonete (proprietária do lagostão drinks).

CURRALINHO: COMUNIDADE É ESQUECIDA PELO PODER PÚBLICO


O Gabinete Itinerante esteve no dia 13 de março na Sede Comunitária do Curralinho, na BR-210, Km 9, colhendo diversas reivindicações da comunidade, que há anos foi esquecida pelo poder público estadual e municipal. Dentre as reclamações estão à recuperação do ramal, a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e o transporte escolar que se encontra com diversos problemas estruturais. Apenas uma escola atende aos alunos da comunidade que funciona de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental, e muitos alunos tem que se deslocar até a escola Maria Cavalcante de Azevedo no bairro Brasil Novo, através do transporte rural. A reunião teve a participação de 36 pessoas da comunidade que estiveram com o objetivo de solucionar os problemas que enfrentam, acreditando no potencial que o Gabinete Itinerante já apresentou a vários bairros e comunidades do município de Macapá.A vereadora Cristina Almeida, junto com o grupo de Assessores, escolheu várias pessoas da própria comunidade para acompanhar a tramitação dos requerimentos junto a Prefeitura Municipal de Macapá. Na reunião estiveram presentes, representantes do IMENA que apresentaram o Vídeo Vida de Mulher, que traz questões dos direitos humanos, avanços e conquistas das comunidades quilombolas no estado do Amapá.

MULHERES AMAPAENSES SÃO AGRACIADAS COM O “PRÊMIO FÁTIMA DINIZ” PELO PSB

O partido socialista brasileiro (PSB) comemorou nesta sexta-feira dia (12) de março, na sua sede em Macapá, os 100 anos da instituição do Dia Internacional da Mulher, homenageando mulheres amapaenses que se destacaram na construção de um mundo com maior igualdade de gênero. O momento foi marcado com reflexão e comemoração das conquistas alcançadas pelas mulheres em todas as áreas da sociedade. As lideranças do PSB discursaram para a platéia, em sua maioria formada por mulheres que lotaram o partido, Vereadora Cristina Almeida, João Alberto Rodrigues Capiberibe (Presidente Estadual do PSB), Camilo Capiberibe (Deputado Estadual), Janete Capiberibe (Deputada Federal), Ely Almeida (Secretária das Mulheres do PSB), Neusa Souza (Presidente Municipal do PSB), e em seguida as lideranças do PSB agraciaram com o prêmio Fátima Diniz diversas mulheres do município de Macapá, que contou com o Show Artístico da cantora Elisângela Meneze e banda.Vereadora Cristina Almeida homenageou e entregou votos de louvor da Câmara Municipal de Macapá, a três grandes mulheres, a Dra. Izabel Froz, Dra. Sonia Solange Juca, e Mãe Iolete, Presidenta da Federação de Cultos Afro-Religioso de Umbanda e Mina Magô do Estado do Amapá, parabenizando-as e homenageando pela passagem do seu Dia Internacional da Mulher.

IAPEM HOMENAGEIA DETENTAS NA SEMANA DA MULHER

Na tarde do dia 12 de março, a Vereadora Cristina Almeida, Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Macapá participou da Programação em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher, na Penitenciaria Feminina do Estado do Amapá, atendendo ao convite da Coordenadora Marlete Ferreira Góes. Estiveram presentes varias personalidades do estado como o Coronel Valci e Delma Skinbinsk (Presidenta do Conselho da Mulher). A programação contou com o desfile das detentas, onde ocorreu a escolha da Miss IAPEM 2010, sendo entregue das mãos da Vereadora a faixa do 1º Lugar para a Erica Ruani Sena.

I Seminário de Capacitação em Política de Gênero da Guarda Municipal

A Vereadora Cristina Almeida, na manha do dia 12 de março, esteve participando no Auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP), da Semana Internacional da Mulher, tendo como Público Alvo a Guarda Municipal de Macapá.
A cantora Verônica dos Tambores fez a abertura do evento, em seguida a mesa foi composta pelas seguintes autoridades: Vereadora Cristina Almeida (PSB), Ubiranildo Macêdo (Comandante da Guarda Municipal), Christianne Mota (CMPPM), Vereadora Adrianna Ramos e Delma skimbinsk (Presidente do Conselho Estadual de Mulheres).
O objetivo do evento é conscientizar, principalmente o publico masculino, ressaltou a Vereadora, parabenizando a iniciativa de Cristiane Mota juntamente com o Comandante da Guarda Ubiranildo Macêdo, deixando a Câmara Municipal de Macapá de portas abertas a qualquer tipo de ação em prol da equidade de gênero.

PALESTRA SEMANA DA MULHER NA UNIFAP

No dia 11 Março, foi realizado na Universidade Federal do Amapá o debate com o tema: “Mulheres Negras na Historia, nos Espaços de Poder e nos Movimentos Étnicos Raciais”, o evento contou com a palestra da Vereadora Cristina Almeida (PSB), Delba Carvalho (SEAFRO), Alexsara Maciel (UNIFAP), Prof. Dra. Eugênia Foster (UNIFAP) e Rogério Meireles (Sociólogo e Professor).
A Vereadora Cristina Almeida, falou da Semana Internacional da Mulher, das comemorações do centenário, das grandes lutas pela conquista dos seus direitos e, segundo a Vereadora, nos dias de hoje ainda há um grande preconceito e racismo contra as mulheres em nosso país, devemos lutar, pois avançamos muito, mais temos muito mais a conquistar.

PREMIO DEOSOLINA SALLES FARIAS HOMENAGEA MULHERES NA CÂMARA MUNICIPAL DE MACAPÁ


Aconteceu nesta manhã de quinta-feira, 11 de março, na Câmara Municipal de Macapá, a Sessão Solene que entrará para história, mulheres amapaenses foram homenageadas pelas relevantes contribuições para o crescimento da nossa sociedade, foram agraciadas com a entrega do Prêmio Deosolina Salles Farias, Projeto Legislativo de autoria da Vereadora Cristina Almeida, com o objetivo de reconhecer a luta das mulheres deste município e tem como finalidade prestar homenagem aquelas que se tornaram símbolo da participação ativa da transformação e condição social feminina neste Estado.
Estiveram presentes na sessão fazendo parte da mesa, a Vereadora Cristina Almeida, Vereadora Adrianna Ramos, Presidente Rilton Amanajás, a Promotora de Justiça Alessandra Moro, a primeira dama do município de Macapá Sara Núbia, a Coordenadora Municipal da Secretaria da Mulher Cristiane Mota, a Coordenadora Estadual dos Direitos da Mulher Delma Skibinsk. Assim, durante a solenidade foi entregue  pela Camara Municipal, os votos de louvor a Neca Machado, responsável pelo resgate da memória as mulheres amapaenses em sua exposição que foi apreciada por todas as pessoas presentes na plenária da Câmara Municipal de Macapá.
As honrarias foram entregues a Sônia Cristina de Lima (AMEVIVER), Delma Skibinsk (CEDIMAP), Sandra Maria de Matos (RÁDIO NOVO TEMPO), Maria Edinamar Santos (CMPPM), Maria das Dores (IMENA), Maria Joaquina Lino (CEDIMAP), Lúcia M. Dias Santana, Ivaneide Façanha (IMENA), Marinalva Ferreira Sousa (ASSOCIAÇÃO DE MULHERES EMPREENDEDORAS DO BAIRRO JARDIM I).




A décima premiação do Premio Deosolina Salles Farias foi entregue a própria Vereadora Cristina Almeida, que se emocionou de forma radiante com a homenagem feita por sua colega parlamentar, Vereadora Adrianna Ramos. “Quero agradecer a vereadora Adrianna Ramos, minha mãe, minha família, meus amigos, a todas as mulheres do nosso estado, e dizer ainda que sem eles nada seria possível”, Cristina Almeida

ESCOLA GRAZIELA REIS DE SOUZA HOMENAGEIA AS MULHERES PIONEIRAS DO AMAPÁ

A Vereadora Cristina Almeida esteve nesta tarde do dia 9 de março, participando da programação realizada pela Pesquisadora Neca Machado, a Coordenação da Escola Graziela Reis de Souza e a Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as mulheres. O evento contou com uma grande exposição retratando a historia das mulheres pioneiras do Estado do Amapá, além de se fazerem presentes na programação, dentre elas, Raquel Capiberibe e Luiza do Rosário Almeida, essas homenageadas como mulheres pioneiras do nosso estado. Cristina Almeida agradeceu o convite e ressaltou a importância da luta feminina pela conquista do seu espaço de direito, da importância do reconhecimento, falou dos avanços realizados no seu mandato e encerrou com uma mensagem de paz e otimismo a todas as mulheres presentes.

II SEMANA UNIVERSITÁRIA DA MULHER


A Universidade Federal do Amapá esteve realizando nesta segunda-feira, 8 de março, a abertura da II Semana Universitária da Mulher, que traz como temática Políticas para as mulheres, gênero e cidadania: avanços e desafios. A programação contou com a presença da Vereadora Cristina Almeida, representando a Câmara Municipal de Macapá. O objetivo do evento é de promover a integração entre academicos da Unifap, da sociedade civil e do poder publico local, cursos serão ofertados aos universitários e públicos interessados em estar capacitando-se, orientando-se e sabendo um pouco mais sobre a importância da mulher para sociedade, seus desafios e problemáticas em lutar pelo seu espaço.

COMEMORAÇÃO REDE NACIONAL DE RELIGIOES AFRO-BRASILEIRAS E MULHERES DO AXE DO AMAPÁ


A Vereadora Cristina Almeida esteve na Casa da Mãe Iolete, Presidenta da Federação de Cultos Afro-Religioso de Umbanda e Mina Magô do Estado do Amapá, localizado no bairro Nova Esperança, nesta tarde do dia 8 de março, para participar da Confraternização em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Estiveram presentes representantes da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Mulheres do Axé do Estado do Amapá, que apresentaram avanços desse segmento cultural tão importante para nossa historia, evidenciando a importância desse trabalho para nossa evolução. Cristina Almeida também falou da importância da mulher na sociedade atual, dos avanços conquistados nesse centenário do Dia Internacional da Mulher.

ENTREVISTA AMAZON SAT


A Vereadora Cristina Almeida esteve nos Estúdios da TV Amapá nesta manha, ao vivo no Programa Amazônia Agora, da Emissora de Televisão Amazon Sat, homenageando todas as mulheres da região norte do Brasil pela passagem do seu dia, respondendo sobre sua ação e avanços dentro da Câmara Municipal de Macapá em favor das mulheres. Foi congratulada pelo repórter da emissora em ser o Destaque Político Feminino do Estado do Amapá e da Região Norte, além de apresentar alguns de seus projetos de lei, finalizando com belas palavras de fortalecimento da luta pelos direitos não só das mulheres mais de toda sociedade, fazendo cumprir as diretrizes dos Direitos Humanos a qualquer brasileiro.

CRISTINA HOMENAGEA MULHERES NAS RADIOS


Nesta manha, dia 8 de março, a Vereadora Cristina Almeida esteve parabenizando todas as mulheres do estado do Amapá pela passagem do seu dia nas rádios, ressaltando a importância da mulher na tomada de decisões para sociedade, o avanço conquistado no espaço político, alem de apresentar alguns avanços dentro da Câmara Municipal de Macapá em favor das mulheres, como o aumento do orçamento municipal em torno de R$ 285 mil reais. Finalizou com muita satisfação em dizer que políticas públicas só acontecem se estivermos respaldados de orçamento e força de vontade em trabalhar pelo crescimento da população.

PREMIO DEOSOLINA SALLES FARIAS


Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Macapá, realizará no dia 11 de março, as 09h no Salão Stephan Hoaut, a entrega do Prêmio Mulher Cidadã Deusolina Salles Farias, onde mulheres da sociedade civil organizada serão homenageadas. O prêmio é um decreto legislativo de autoria da Vereadora Cristina Almeida e tem como objetivo agraciar mulheres macapaenses que tenham oferecido relevantes contribuições em defesa dos direitos da mulher em questão de gênero. Deusolina Salles Farias foi professora, fundadora e a primeira presidente da Associação dos Professores do Amapá (APA) e a primeira mulher eleita para Câmara Municipal de Macapá.

CAFÉ DAS MULHERES DO BAIRRO SÃO LÁZARO

Neste domingo, dia 7 de março, a vereadora Cristina Almeida participou acompanhada de todas as mulheres do Bairro são Lázaro, de um café da manhã em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, na residência da dona Suzana de Oliveira Passos. O evento foi marcado por um minuto de silêncio em homenagem as mulheres mortas na fábrica, pelo sonho do reconhecimento do direito feminino, consolidado e iniciado na II Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em Copenhague, na Dinamarca em 1910 e, aos 100 anos de lutas e conquistas pelo direito e espaço da mulher na sociedade.
Sabemos que esta data não retrata apenas as alegrias dessas conquistas, mas sim a confirmação de que ainda há muito que fazer pelas mulheres, na programação foi apresentado um vídeo falando sobre a trajetória nacional das mulheres pelos seus direitos sociais, profissionais, dados sócio-econômicos, para entendermos toda essa batalha por equidade de gênero, luta de grandes anos da parlamentar que falou do seu trabalho na Câmara Municipal de Macapá no primeiro ano de mandato como vereadora.
“É um gesto muito bonito da vereadora Cristina Almeida em vir em nosso bairro e participar da nossa brincadeira e, além disso, nos informar de alguns temas importantes para nos ajudar no nosso dia a dia”. Ressaltou a dona de casa Suzana de Oliveira.
Foram sorteados brindes simbólicos as mulheres presentes e todos da Assessoria da Vereadora parabenizam não só as mulheres do bairro São Lazaro, mas que todo nós façamos dessa união, uma grande corrente para fazer do Amapá, um estado muito mais organizado para o progresso da sociedade.

PRIMEIRA AUDIENÇIA PUBLICA DO MINISTERIO PUBLICO COMUNITARIO EM 2010



No mesmo dia 4 de março, às 17h no bairro Cidade Nova, foi realizada a 1ª Audiência Pública do Ministério Publico na Escola Maria Ivone, o evento foi marcado com a presença de várias autoridades locais e lideranças do bairro, essa audiência aconteceu graças a uma emenda da Deputada Janete Capiberibe, que conseguiu a Aquisição de 2 ônibus equipados para estruturação do MP Comunitário. A mesa foi composta por Iaci Pelaes, Procurador Geral do Estado, Vereadora Cristina Almeida, Vereador Antonio Grilo, Raul Silva, representante da prefeita em exercício, Paulo Gouveia, coordenador do evento, Andersom Garcia, ministério publico de Santana, Dr. Estela Veiga, corregedora do MP e Mario Gutierrez, desembargador. 
Cristina Almeida parabenizou o Ministério Publico e ressaltou a importância desse tipo de ação, “temos experiência com o gabinete itinerante, onde toda nossa estrutura vai até os bairros para ouvir a comunidade”, diz a vereadora. Dentre as demandas apresentadas, queremos dizer que inúmeras vezes no plenário cobramos a posição do prefeito sobre as creches, e não obtivemos êxito em nenhuma dessas respostas, sendo que, essas não são nem 10% das reivindicações da população, em educação básica.



ENTREVISTA REDE VIDA "A IMPORTANCIA DA MULHER"

No dia 4 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Assessoria da Câmara Municipal de Macapá convidou a Vereadora Cristina Almeida para participar de uma entrevista na emissora “REDE VIDA” no programa JD em Debate, a vereadora foi entrevistada pela repórter Patrícia Leal e Janderson Cantaned, o tema da entrevista “Importância da mulher”, foram feitas varias perguntas a vereadora, uma delas foi ressaltar a sua trajetória de vida, a mulher no espaço de poder, falou das cotas entre outros. A vereadora em sua fala procurou mostrar a importância da mulher na sociedade e, que há 20 anos vem conquistando seu espaço tanto na vida profissional quanto no circuito político.

LANÇAMENTO DA REVISTA E DO SITE DA SECRETÁRIA EXTRAORDINÁRIA PARA MULHERES


A vereadora Cristina Almeida PSB/AP, participou nesta quinta-feira dia (05) de março de 2010 do lançamento da revista e do site da Secretaria Extraordinária para as Mulheres (SEPM), no auditório da Universidade Estadual do Amapá (UEAP). O evento começou com a apresentação dos seis anos de ações realizadas pela secretaria, junto às mulheres de nosso estado.
Cristina Almeida, Ester de Paula, Secretária Extraordinária para as Mulheres, Anésia Nunes da Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (SETE), Delma Skinbinsk do (CEDIMAP), o Deputado Federal Sebastião Bala Rocha, Josimara Coelho da Delegada de Polícia e a Sr Nazaré de farias, fizeram parte da mesa.
A vereadora Cristina Almeida em seu discurso parabenizou a presença de todos os movimentos sociais que faziam parte da festa e frisou a importância de participarem das lutas contra a violência da mulher e destacou ainda, as decisões tomadas no parlamento municipal do município de Macapá. “É no parlamento que temos que lutar pelos direitos igualitários a todos os cidadãos e cidadãs de nosso País”. Cristina Almeida.

PLENÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE MACAPÁ É INAUGURADA DE FORMA INOVADORA

A vereadora Cristina Almeida participou no ultimo dia 02 de março, da Sessão Solene de Inauguração da Nova Plenária da Câmara Municipal de Macapá, esteve fazendo parte da mesa, representando todos os vereadores da Casa do Povo, sendo congratulada pelo presidente Vereador Rilton Amanajás, pela luta no processo de construção para Acessibilidade de todos os deficientes físicos na estrutura da Nova Plenária, estavam também o presidente da Assembléia Legislativa do Amapá (AL) o deputado Jorge Amanajás, a prefeita em exercício Helena Guerra, o ex-presidente da CMM Jarbas gato e o gerente de Relações Externas do Banco do Brasil, o Sr. Lobato.
Foi apresentado um novo e moderno sistema de votação eletrônica que estará disponível para todos os vereadores usurfluirem do melhor método de votação existente no Brasil dentro das Câmaras Municipais e Federais. Foi  também lançado o novo site da Câmara Municipal que estará disponibilizando a todos os internautas, os projetos de leis, perfis de vereadores, divulgações de leis aprovadas, e todo o processo de tramitação da instituição. Esse avanço tecnológico está ligado a Implantação do Projeto Nacional de Transparência que estará colocando todas as instituições do poder publico, interligadas na internet, para divulgação de todos os valores orçamentários e prestações de contas, para verificação da aplicabilidade dos impostos nos serviços públicos do Brasil.

ALESSANDRA MORO ASSUME PROMOTORIA DE DEFESA DA MULHER DE MACAPÁ

A Vereadora Cristina Almeida PSB/AP, esteve no dia (01) de Março de 2010, como convidada e representando o presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM), o vereador Rilton Amanajás. Na solenidade, a Promotora de Justiça Alessandra Moro de Carvalho, foi designada a assumir a Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher.
O evento aconteceu no Auditório da Promotoria-Geral de Justiça do Amapá e foi coordenado pelo Procurador do Estado Iaci Pelaes, presidindo a mesa, a Secretária Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres, Ester de Paula, a Delegada de Crimes contra a Mulher Drª Sheila Vasques e a Corregedora Stella Pinheiro.
A promotoria de justiça de Defesa da Mulher terá sua sede provisória na Av. Padre Julio nº 64-Centro, entre as ruas Leopoldo Machado e Hamilton Silva em frente à Promotoria de Justiça do Estado do Amapá.

Seminário de Direitos Humanos na OAB Amapá



A Vereadora Cristina Almeida, esteve no ultimo dia 26 de fevereiro no Auditório da OAB Amapá, participando do Seminário: Desenvolvimento com Direitos Humanos, onde palestrou sobre a Instalação do Linhão de Tucuruí no estado do Amapá, ressaltando os impactos provocados pelo desenvolvimento energético em todo Brasil, foram destacadas questões sociais da população quilombola que será atingida pelo linhão, enfatizando as políticas publicas a serem desenvolvidas nessas comunidades com o objetivo de construir uma realidade mais favorável futuramente. E assim como o crescimento energético, devemos trabalhar a comunidade para saber aproveitar esse avanço de todas as formas possíveis, monitorado pelo poder publico, para o progresso em conjunto.

Vida Política

Cristina Almeida leva como bandeira de luta o combate ao preconceito, discriminação e todas as formas correlatas de intolerância, defensora na batalha pela inclusão de políticas públicas para as mulheres, bem como os negros e homossexuais, possui o Jornal Informativo Impresso que mensalmente apresenta todos os resultados do seu mandato circulando nos quatro cantos da cidade de Macapá. O projeto Gabinete Itinerante Compromisso e Participação, visita semanalmente os bairros de Macapá e nos finais de semana desenvolve ações na zona rural, colhendo reivindicações da população, valendo ressaltar que em 2009 realizou inúmeras reuniões, conseguindo intervir com mais de 1.000 requerimentos a Prefeitura Municipal de Macapá, conseguindo resultados e persistindo pelo crescimento da igualdade social da população amapaense. Outro grande projeto da vereadora é o “Capacitando para gerar renda”, onde mulheres de diversos bairros de Macapá e da zona rural recebem cursos de capacitação, cujo objetivo é o aumentar a renda de suas famílias.

Projetos de Lei

Projeto De Lei Nº 097/2009 CMM- dispõe sobre a gratuidade do transporte coletivo urbano e rural para o acompanhante da pessoa portadora de deficiência locomotora, aos idosos e dá outras providências.

Projeto De Lei N° 108/2009 CMM - dispõe sobre as garantias para realização, desenvolvimento e preservação das manifestações culturais tradicionais das matrizes africanas e nativas no âmbito do município de Macapá e dá outras providências.

Projeto de lei n° 107/2009 CMM - dispõe sobre a criação do dia da consciência negra no município de Macapá, a ser comemorado, anualmente, no dia 20 de novembro.

Projeto de lei n° 005/2010 – CMM/CDHC – dispondo sobre a instituição no âmbito do município de Macapá o dia da visibilidade lésbica a ser comemorado anualmente no dia 29 de agosto.

Projeto de lei n° 006/2010 – CMM/CDHC – dispondo sobre a instituição e introdução no calendário cultural a parada do orgulho LGBT – Lésbica, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – do meio do mundo, no âmbito do município de Macapá.

Projeto de lei n° 121/2009 – CMM – alterando a denominação da escola municipal de ensino fundamental Campina Grande, que passa a denominar-se Escola Municipal de ensino Fundamental Campina Grande Valmito Moraes Brazão.

Leis

Lei nº1606/09-PMM- instituindo a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana na rede municipal de educação.

Lei nº1706/2009-PMM altera e acrescentam dispositivos da lei nº 1425/2005-PMM, que dispõe sobre a criação no município de Macapá, do conselho de integração e participação da comunidade negra.

Lei 1716/09-PMM- dispõe sobre a instituição do dia municipal contra a homofobia a ser comemorado anualmente no dia 17 de maio.

Lei n° 1714/09- PMM- institui o dia municipal da mulher negra latino americana e caribenha a ser comemorado, anualmente, dia 25 de junho e dá outras providências.

Lei nº1715/2009-PMM- instituindo o dia no âmbito do município de Macapá, o dia municipal do policial, policial civil e bombeiro militar feminino do estado do Amapá a ser comemorado anualmente no dia 1º de junho.

Lei n° 1720/09- PMM- dispõe sobre o procedimento para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescente das comunidades quilombolas do município de Macapá.

Lei nº1609/2009-PMM- altera e acrescentam dispositivos da lei nº 353/89-PMM, que dispõe sobre a criação dos direitos da mulher COMDIM/07.

Cristina Almeida

Minha foto
Macapá, Amapá, Brazil
Amapaense , Cristina Almeida, 43 anos, casada. Filha de Lourenço Tavares de Almeida e Luiza do Rosário Almeida, traz no sangue a marca da tradição do povo do Amapá. Nascida no bairro do Laguinho. Sua família tem raízes na comunidade do Carmo do Macacoari localizado no município de Itaubal. Em 1989, Cristina foi aprovada no primeiro concurso público para ingresso na primeira turma de mulheres no quadro da Polícia Militar. È Bacharel em Administração de Empresas. Desde 1990 é funcionária do quadro efetivo da Assembleia Legislativa do Amapá. Iniciou sua militância no movimento estudantil como membro do Centro Acadêmico de Administração da Faculdade Integrada do Colégio Moderno- FICOM. É militante do Movimento de mulheres e do Movimento Negro, iniciando na União dos Negros do Amapá – UNA e hoje sócia fundadora do IMENA- Instituto de Mulheres Negras do Amapá. Participa ativamente do grupo de Marabaixo da Comunidade de Campina Grande. É Membro da Executiva Estadual do PSB e Secretaria Nacional da Negritude Socialista Brasileira.

Seguidores

Arquivo do blog